
Cartier and sus amigas!
Carissimos, ando presenciando um fenomeno deveras e consideramente estranho. Sim, é um dos nossos Fenomenos do Entroncamento, mas em vez de acontecer por aqueles lados, acontece ali mesmo na Fundação Gulbenkian, sendo esta, para quem não conhece, aquela ilha de cultura no plantada no meio de um jardim, completamente patrocinada pelo Sr.Gulbenkian que vá se lá saber por que promessa a que martir, resolveu instalar a dita aqui mesmo, na patria verde e vermelha. (Este paragrafo que acabam de ler é dedicado à minha professora de Português do 6 ano e a todos aqueles que acham que eu escrevo frases compridas demais)
Ora bem, tirando os casais de namorados que utilizam o dito Eden para dar azo a cenas mais pastoris, do estilo Le déjeuner sur l'herbe, existem também os ratos de biblioteca, os seguranças tarados e as turmas escolares que invadem com aborrecimento as instalações, em visitas culturais aproveitadas para sair do liceu ranhoso e dizer uns quantos palavrões às miudas que passam.
Até hoje, e exceptuando talvez, a mitica noite de Amadeu, na qual Portugal inteiro se dirigiu a horas sinistras à dita exposição, pensando quiçá, que oferecessem alguma coisita. Como dizia, até hoje era este o público da Gulbenkian.
Acontece que, por motivos de entre em breve passarão a conhecer, houve uma metamorfose verdadeiramente kafkiana no dito público, que da noite para o dia, se transmutou numa data de velhotas-arranjaditas-para-ir-ver-a-perola-o-diamante-e-até-a-agata expostas, para deleite do olho com mais catarata que a terra há de comer.
Ou seja, se os caros, fizerem o obséquio de se deslocar à exposiçãozita, já não verão os putos aos palavrões, mas a glória do cemitério de olhinho brilhante a mirar a riqueza alheia. Até dá gosto vê-las a comer a torradinha a seguir, a mostrar umas às outras os pertences invejosos. "Vê o dente, não é Cartier mas podia ser, que isto vale uma fortuna, o Dr.Bonifácio que me pôs a placa à uns anos disse me com toda a certeza «ó menina, para investir, só em ouro, só em ouro» e aqui o tenho! E olhe, dá-me bem mais jeito que um colarzinho qualquer".
Um comentário:
dentaduras e alta joalharia, que combinação inspirada ;)*
|_
Postar um comentário